Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Professora da FCUP lidera consórcio da IBM para encontrar fármacos contra a Covid-19
21-05-2020
A investigadora e docente da FCUP, Maria João Ramos lidera uma investigação que visa a descoberta de fármacos contra a protease principal do vírus da COVID-19, a enzima que é responsável pela sobrevivência deste vírus no hospedeiro humano.

O projeto é um dos 40 aprovados no âmbito do COVID-19 High Performance Computing Consortium,  criado pela IBM e que disponibiliza supercomputadores para ajudar investigadores de todo o mundo a encontrar formas de combater a pandemia.

Este trabalho de investigação, da responsabilidade do Grupo de Bioquímica Computacional, do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), da FCUP, está a ser desenvolvido com o apoio da IBM através da plataforma Extreme Science and Engineering Discovery Environment (XSEDE).
Tal como afirma Maria João Ramos, "o nosso grupo de investigação está muito habituado a trabalhar na descoberta de fármacos e temos tido várias consultorias de empresas nacionais e internacionais nesse sentido. É, pois, com enorme entusiasmo e dedicação que o nosso grupo está a desenvolver este projeto que assume particular importância para nós, dado o significado que o mesmo assume atualmente e o seu impacto a nível mundial".

Maria João Ramos é professora catedrática e diretora do programa doutoral em Química da FCUP. A investigadora é licenciada em Química pela Universidade do Porto e doutorada pela Universidade de Glasgow (Escócia) e o Swiss Institute for Nuclear Research.

Na Universidade de Oxford (Inglaterra) realizou um pós-doutoramento em Modelação Molecular e foi durante muitos anos diretora associada do National Foundation for Cancer Research Centre for Computational Drug Discovery da Universidade de Oxford.