Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Prémio Breakthrough atribuído a alumnus da FCUP
16-09-2019

Pedro Vieira, licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), foi um dos laureados com o prémio Breakthrough, na categoria "Novos Horizontes da Física".


O alumnus da FCUP foi escolhido pela "profunda contribuição para a compreensão da teoria quântica de campos". O físico português foi reconhecido pelos seus trabalhos nas ciências da vida, física fundamental e matemática.

O investigador português doutorou-se em Física pela Ecole Normale Supérieure de Paris e desenvolve a sua atividade profissional no Instituto Perimeter para Física Teórica, no Canadá.

Pedro Vieira ganhou na categoria Novos Horizontes na Física, tendo sido um dos nove cientistas galardoados com este prémio, no valor de 100 mil dólares (cerca de 90 mil euros).

O físico português tem vindo a acumular prémios ao longo da sua, ainda curta atividade profissional, sendo que em fevereiro de 2015, recebeu uma das Bolsas de Investigação Sloan no valor de 50 mil dólares (45 mil euros). Em abril do mesmo ano, foi-lhe atribuída a Medalha Gribov pela Sociedade Europeia de Física. Em 2018, foi um dos vencedores do Prémio Internacional Raymond e Beverly Sackler em Física, que é atribuído de dois em dois anos pela Universidade de Telavive (Israel).

A par da sua atividade como investigador, Pedro Vieira é também professor no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista, no Brasil.

O troféu foi criado pelo artista Olafur Eliasson, cuja obra está em exposição em Serralves, no Porto.