Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Praça da Saúde instala-se na Reitoria
21-11-2018
A Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto) e os espaços envolventes vão ser transformados nesta sexta-feira na "Praça da Saúde". A iniciativa vai decorrer ao longo de todo o dia e conta com vários rastreios, mostra de tecnologias, palestras e aulas de exercício físico abertas ao público. A iniciativa tem como principais objetivos promover a saúde e o bem-estar da população e simultaneamente aumentar a literacia em saúde. 

Na Praça Gomes Teixeira, em frente ao edifício da Reitoria, haverá uma tenda dedicada à realização de rastreios e exames de avaliação do estado físico, peso e altura, medição de indicadores como índice de massa corporal, pressão arterial, índice de stress físico, força de mão, capacidade respiratória, hábitos alimentares, entre outros. O acesso é livre e gratuito.

Ao longo do dia haverá sessões de show cooking, aulas de exercício físico e algumas palestras e conversas sobre estimulação cognitiva, alimentação saudável e literacia em saúde.

Os participantes terão também oportunidade de conhecer alguns dos projetos desenvolvidos dentro da U.Porto sobre temas como a estimulação cognitiva, desporto e demência, literacia em saúde e o projeto Nutrition UP 65. A discuti-los estarão investigadores e profissionais do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Faculdade de Desporto (FADEUP), Faculdade de Medicina (FMUP), Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e Câmara do Porto.

Será apresentado o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia em Saúde, um órgão da Comissão Europeia que tem como objetivo "promover a capacidade de inovação e empreendedorismo ligado à área da saúde", numa sessão especialmente dirigida aos profissionais de saúde.

O programa completo pode ser consultado aqui