Sociedade

Nações Unidas "reúnem" na Reitoria da Universidade do Porto em abril

  • Notícia

    Notícia

#fib_reitoria_vista_clerigos.jpg

Filipa Brito

A Reitoria da Universidade do Porto recebe uma reunião inédita da Assembleia Geral das Nações Unidas nos dias 17, 18 e 19 de abril, que se traduz numa simulação de Assembleia Geral.

Esta iniciativa é organizada pela University of Porto Model United Nations (UPMUN) e terá como principais intervenientes estudantes do ensino superior e secundário.

A UPMUN foi concebida por quatro estudantes das faculdades de Letras (FLUP), Economia (FEP) e Ciências (FCUP) da Universidade do Porto com o "objetivo de motivar todos os estudantes a participar na resolução de questões internacionais", sendo de destacar os direitos da comunidade LGBTQ+ no mundo moderno; a igualdade de género e os direitos das mulheres; a segurança alimentar e o aquecimento global; e a questão dos refugiados no Mediterrâneo.

Richard Zimler, o premiado jornalista e escritor norte-americano que se estabeleceu na cidade do Porto há mais de 20 anos será o orador convidado do primeiro dia.

No contexto da UPMUN, os estudantes deverão fazer parte da assembleia, escrever e interpretar discursos, fazer lobbying e debater os temas principais da reunião.

Em comunicado, a organização recomenda uma "importantíssima preparação prévia", sendo que "cada delegado terá de estar a par dos pontos de vista do país que representa (e não da sua posição pessoal) e defendê-lo da melhor forma possível".

Os membros da organização desempenharão os cargos de secretário-geral e vice-secretária-geral, respetivamente ocupados por António Guterres e Amina J. Mohammed.

A língua de comunicação será o inglês, pelo que os estudantes que se considerem menos preparados não podem apresentar este argumento como "uma desculpa válida para faltar a esta conferência educacional e divertida", salienta a organização.

Estão abertas as inscrições para delegados, individuais ou em pares, até dia 6 de abril.
A inscrição tem um custo de dois euros. 

A entrada para o público em geral é livre.

Ver aqui para mais informações.