Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Jovens frequentam a "Universidade Júnior" durante todo o mês de julho
04-07-2018

Está a decorrer durante todo o mês de julho a 14ª edição da "Universidade Júnior". Mais de 7100 crianças e jovens entre os 11 e os 17 anos de idade serão os "alunos" das salas de aula e laboratórios por todas as faculdades da U. Porto.


Pelo primeiro ano, desde o seu início em 2005, este programa nacional de aproximação de estudantes do ensino básico e secundário ao ambiente universitário conta com mais de 700 participantes que têm oportunidade de experimentar áreas de conhecimento e testar até vocações.

A "Universidade Júnior" oferece mais de 167 atividades diferentes, preparadas por professores, investigadores e estudantes das faculdades e centros de investigação da U.Porto e organizadas de acordo com o nível de escolaridade dos participantes, do 5.º ao 11.º ano de escolaridade.

Mais de 1515 participantes da "Universidade Júnior" são abrangidos pelo programa de alojamento disponível para alunos provenientes de distritos mais afastados do Porto. Estes estudantes pernoitam no quartel da Escola Prática de Transmissões.

A U.Porto celebrou acordos de cooperação com 46 câmaras municipais de praticamente todos os distritos do país para apoiar a participação dos seus munícipes através do pagamento da propina e do alojamento ou da disponibilização de meios de transporte para o Porto.

De igual modo, a U.Porto estabeleceu parcerias pedagógicas com 13 entidades externas, incluindo o Centro Ciência Viva de Vila do Conde, o Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN), a Escola Naval, a Escola Superior de Enfermagem do Porto, o Museu dos Transportes e Comunicações, o Museu do Futebol Clube do Porto e o Parque Biológico de Gaia, o que garante à Universidade Júnior uma abrangência temática para além da existente na Universidade do Porto.