Sociedade

Investigadores da U.Porto premiados com estágios internacionais

  • Notícia

    Notícia

#EgidioSantos-uporto-foto_inesc_cancro.jpg

Egídio Santos/UP

Três investigadores da Universidade do Porto, Daniel Humberto Pozza, Rute Sampaio e Joana Barroso, foram contemplados com as bolsas de apoio a estágios internacionais de curta duração na área da dor, atribuídas este ano pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED).

Daniel Humberto Pozza, professor na Faculdade de Medicina (FMUP) e na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) da U.Porto, foi distinguido com uma Bolsa APED de apoio a um estágio na área básica da dor. O estágio será realizado no Laboratório de Biologia Celular em São Paulo, Brasil.

Rute Sampaio é investigadora do Departamento de Biologia Experimental da FMUP e vai desenvolver o seu estágio em Londres, por onde passará por várias instituições reconhecidas na investigação em dor.

Joana Barroso, doutoranda em Neurociências da FMUP, e igualmente do Departamento de Biologia Experimental da FMUP, encontra-se a estudar a adaptação do Sistema Nervoso Central em doentes com dor crónica. Foi também distinguida na vertente clínica com uma bolsa para estágio na Feinberg School of Medicine da Northwestern University, sediada na cidade norte-americana de Chicago. 

No valor unitário de 2 mil euros, as bolsas têm uma duração de 15 a 90 dias e devem ser aplicadas até ao final do segundo trimestre de 2017 (30 de junho).

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor.