Sociedade

Investigadores da U. Porto estudam compostos presentes no vinho tinto aplicados em cosméticos

  • Notícia

    Notícia

#fib_vinho.jpg

Filipa Brito

Um grupo de investigadores do Departamento de Química e Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estuda compostos alimentares aplicados à cosmética, mais especificamente as propriedades bioativas dos pigmentos que conferem a cor vermelha ao vinho do Porto e aos frutos vermelhos, denominados antocianinas.

Fazem parte deste projeto uma equipa de professores, investigadores, bolseiros de pós-doutoramento e alunos de doutoramento. A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) financia esta investigação que termina em março de 2019.

Nuno Mateus, do Laboratório Associado REQUIMTE e que faz parte do grupo de investigação, tem-se dedicado durante os últimos 20 anos à recuperação de antocianinas de agro resíduos. Segundo este investigador, as antocianinas, que são consideradas bons antioxidantes, estão associadas à prevenção de doenças e ao combate ao envelhecimento precoce e atuam na captação de radicais livres, em propriedades antimicrobianas e em atividades de cicatrização e quimio-preventivas.

O estudo desenvolvido inclui testes efetuados através um sistema elétrico não-invasivo que permite quantificar a adesão celular, a proliferação, a mobilidade e a resposta celular a um estímulo externo, denominado ECIS (Electric Cell-substrate Impedance Sensing). 

Para Nuno Mateus, utilizar métodos que recorram a modelos de pele ou epiderme humana reconstruídos é uma opção que torna possível não utilizar modelos animais.

"Estes são modelos biológicos reprodutivos, acessíveis e similares ao local de aplicação final (pele), permitindo avaliar as matérias-primas e as formulações finais", salientou o investigador, em declarações à Lusa.

No segundo ano de concretização, o projeto visa analisar os efeitos de proteção do envelhecimento celular da pele na presença dos derivados de antocianinas e os danos UV, o seu efeito no crescimento do microbiota da pele e a otimização das formulações finais e estudos da estabilidade à luz, temperatura e humidade.