Sociedade

Investigadores da FEUP desenvolvem dispositivo inovador de recolha de amostras de água

  • Notícia

    Notícia

#fib_agua.jpg

Porto.

Investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) criaram um dispositivo de recolha de amostras - Waterfisher - que proporciona um excelente desempenho pois permite a recolha de água em locais de difícil acesso e sem recurso a transporte aquático.

O AWASer - Advanced Water Analysis Service oferece a ótima possibilidade de verificar os parâmetros mais importantes da água, nomeadamente "a análise de micropoluentes orgânicos, como os fármacos, os pesticidas e os compostos industriais", explicou em declarações à Lusa o investigador João Sousa, do Laboratório de Processos de Separação e Reação - Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) FEUP.

Esta solução rápida e simples de preparação de amostras resulta de um processo inovador e versátil, o Waterfish. Segundo João Sousa, "este dispositivo é lançado para o local pretendido a partir das margens das massas de água, sem comprometer a segurança do utilizador, visto que este não tem a necessidade de entrar na água".

O dispositivo, que está em fase de patenteamento, está vocacionado para prestar serviços a entidades públicas e privadas e unidades de investigação que desenvolvam estudos de controlo de qualidade de águas ao nível da ordem ambiental, da gestão de parques e dos espaços naturais, entre outros.