Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Investigadora do CINTESIS é co-autora de livro internacional sobre Saúde Mental Global
29-12-2017

A investigadora do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, Unidade de I&D da Universidade do Porto e professora da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), Lia Fernandes foi convidada a redigir um capítulo sobre a importância dos cuidadores no contexto da obra "Global Mental Health - Prevention and Promotion", da conceituada editora científica Springer.


A investigadora de Psiquiatria e Saúde Mental do CINTESIS é a autora do capítulo intitulado "Mental Health and Carers", no qual salienta que o número de idosos já perfaz 12% da população mundial (900 milhões de pessoas). 


Com o número de cidadãos séniores a aumentar, o impacto nas sociedades é significativo, pelo que é essencial reconhecer a função dos cuidadores dos idosos, quer sejam familiares quer sejam profissionais de saúde.

Lia Fernandes adianta que é necessário estabelecer "novas políticas assentes em intervenções sociais e de saúde efetivas para promover a saúde mental na população idosa, nos seus cuidadores e nos seus familiares".

Esta edição científica conta com a organização da especialista suíça Sabine Bährer-Kohler (professora da Universidade Internacional da Catalunha, Espanha e colaboradora da OMS) e do neurologista Francisco Javier Carod-Artal (do Raigmore Hospital, NHS Highland, Reino Unido).