INESC TEC e UPTEC coordenam Hub digital na indústria do Norte de Portugal - UP - Portal de notícias do Porto. Ponto.
Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

INESC TEC e UPTEC coordenam Hub digital na indústria do Norte de Portugal
21-05-2018

A região do Norte de Portugal vai lançar no dia 25 de maio, em Leça da Palmeira, o Hub digital, designado iMan Norte Hub e em cuja coordenação estão integrados o INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência) e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.


Esta Rede de Inovação Digital para a indústria no Norte de Portugal terá o objetivo de incrementar a transformação digital das empresas industriais da região, atuando ao nível do seu respetivo ecossistema de inovação.

Para além destes, outros desígnios desta Rede de Inovação Digital são a aproximação da indústria nos domínios da digitalização e da robótica bem como providenciar informação sobre fontes de conhecimento tecnológico, instalações experimentais, casos piloto e oportunidades de financiamento na região.

Para além do INESC TEC e do UPTEC, a coordenação da plataforma compreende também a PRODUTECH (Pólo das Tecnologias de Produção), o CATIM (Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica), o CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), o CTCP (Centro Tecnológico do Calçado de Portugal) e o CTCOR (Centro Tecnológico da Cortiça).

Fernando Sousa, da PRODUTECH, explica a razão do lançamento deste Hub digital na região Norte do país, afirmando que "este ecossistema de negócio surge das fortes competências regionais em áreas científicas associadas às TIC e tecnologias de produção, tais como eletrónica e automação, ciências da computação, equipamentos de produção e da oferta local existente em soluções tecnológicas especializadas para a indústria da manufatura".

Esta Rede de Inovação Digital surge no contexto do plano de ação da Comissão Europeia para a digitalização da indústria europeia e da estratégia para a criação de um mercado único digital.

O lançamento oficial está marcado para as 14 horas, no Auditório Infante D. Henrique, na Marina de Leça da Palmeira (Matosinhos).

Este evento é de entrada livre, embora sujeito a inscrição. Ver aqui.