Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

FFUP integra task-force internacional dedicada à Covid-19
11-05-2020
A professora do Departamento de Ciências Biológicas da FFUP e investigadora do i3S, Helena Vasconcelos coordena a equipa que procura encontrar soluções para melhorar o diagnóstico e tratamento da doença da Covid-19.

Esta task-force europeia foi estabelecida para orientar a partilha de esforços na pesquisa da Covid-19, juntamente com Thomas Mohr, da austríaca Science Consult.

Esta ação COST (Cooperação Europeia para a Ciência e Tecnologia), criada pela STRATAGEM, leva a cabo um trabalho de investigação na área oncológica, e o seu principal objetivo é reunir esforços e experiência científica para sintetizar novas moléculas e identificar medicamentos aprovados pela FDA, que possam ser utilizados como agentes antivirais contra o SARS-CoV-2, e ainda ajudar no diagnóstico ou prognóstico da Covid-19, numa altura em que a necessidade de conjugar equipas de trabalho multi, inter e transdisciplinares é deveras premente.

Helena Vasconcelos e Thomas Mohr desde logo começaram a desenvolver parcerias com cientistas de áreas de conhecimento complementares, e após o contacto com presidentes de outros projetos COST, foi estabelecida a "Network informal entre Ações COST", que funciona como uma rede de partilha de conhecimento científico dedicada à Covid-19.

Esta rede engloba áreas de estudo que vão da química medicinal, farmacologia, biologia celular, biologia molecular, genética, à medicina de sistemas, medicina, bioinformática, biotecnologia e virologia.

Helena Vasconcelos é licenciada em Ciências Farmacêuticas pela FFUP (1991), mestre e doutorada na área da Química pela Universidade de Aberdeen, na Escócia.
Atualmente, é docente do Departamento de Ciências Biológicas da FFUP e Líder do Grupo de Resistência às Drogas contra o Cancro do i3S / IPATIMUP.