Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Estudantes da FEUP vencem competição mundial de tecnologia
06-01-2020

A equipa '405 Found', composta por estudantes da FEUP, venceu a quarta edição da Devogame by Devoteam, que distingue as mais inovadoras soluções tecnológicas desenvolvidas por estudantes universitários de todo o mundo.


Os estudantes de 5.º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) conquistaram esta competição mundial com um projeto para uma aplicação online capaz de combater as fake news.

Álvaro Samagaio, Leonor Sá e Diogo Malafaya venceram a final mundial da Devogame by Devoteam, que decorreu em Paris.

Ultrapassada a primeira "missão online", cuja tarefa era a implementação de uma solução de Inteligência Artificial, a equipa ?405 Found' ganhou a etapa da semifinal da iniciativa, que teve lugar em novembro passado, no escritório da Devoteam em Portugal, com o projeto "TruCheck", uma aplicação mobile que pretende combater as fake news e a crise de desinformação que vivemos atualmente através de um processo de verificação de factos em tempo real.

A final mundial da Devogame by Devoteam decorreu na sede principal da Devoteam, em Paris, que contou com as presenças da equipa da FEUP, única representante portuguesa, a par com equipas da Alemanha, da Arábia Saudita, da França, da Holanda e da Sérvia.

A equipa da UP foi selecionada por um painel de júris liderado por Stanislas de Bentzmann, presidente e cofundador da Devoteam. Acresce ainda o facto do projeto "Trucheck" ter sido o projeto favorito na votação online disponibilizada ao público.

Os três estudantes foram premiados com uma viagem de sete dias a Singapura, onde vão participar na conferência tecnológica 'FossAsia Summit'.

"Estamos muito contentes por ter provado ao júri o nosso valor. A vitória funcionou para nós como validação deste projeto e motivou-nos a possivelmente continuar a trabalhar e desenvolver esta ideia. É muito importante chamar a atenção das pessoas para as crises que estão a afetar o planeta e esta foi uma excelente forma de motivar estudantes a pensar fora da caixa e tentar encontrar soluções na tecnologia para resolver esses problemas", explicam os vencedores.