Sociedade

Estudantes da FEUP fazem história com projeto promovido pela ESA

  • Notícia

    Notícia

foto_bexus_esa.jpg

DR

A única equipa portuguesa a participar no programa da ESA - Agência Europeia Espacial, é do Porto. 

Os alunos da FEUP, Universidade do Porto, que estiveram envolvidos no lançamento da experiência anterior em Kiruna, promovida também pela ESA, na Suécia em setembro de 2016, foram os únicos portugueses a serem escolhidos para integrar um novo ciclo do programa REXUS/BEXUS.

O desafio passa, agora, por transportar experiências científicas para a estratosfera a partir de um foguetão com o objetivo de demonstrar a viabilidade de navegar a alta altitude através da receção de sinais de rádio de oportunidade. Estes englobam sinais de televisão digital terrestre ou estações base de telemóveis que são difundidos com alcance significativo. Esta proposta foi aceite pelos peritos da ESA, e o grupo dispõe de cerca de 18 meses para desenvolver o projeto.

A esta equipa portuguesa a participar no programa da ESA, juntam-se mais nove equipas europeias, sendo que cinco delas são alemãs. Todos eles passaram por um processo de seleção bastante rigoroso, que implicou a prestação de provas.

Denominado SPAN - Space Navigation Using Signals of Opportunity - o projeto liderado pelos estudantes da FEUP vai ainda incorporar um relógio atómico, o que por si só constitui uma inovação no programa REXUS. 

"Este novo projeto pretende comprovar que é possível navegar com sinais de oportunidade a maiores altitudes (90km), além de que irá processar a informação em tempo real, enviando diretamente para terra a posição do rocket", explica Américo Leão Duarte, para quem "desenvolver uma "obra" de engenharia à escala europeia e lançá-la num rocket é sem duvida uma grande motivação para nos superarmos, trabalharmos e colocar os nossos conhecimentos em prática".

Destinado a estudantes universitários de todo o mundo, o programa BEXUS, promovido pela ESA, em parceria com o German Aerospace Center (DLR), o Swedish National Space Board (SNSB), o Mobile Rocket Base (MORABA) e o Center of Applied Space Technology and Microgravity (ZARM), é uma experiência singular.

Durante todo o projeto os estudantes serão apoiados por peritos das diferentes agências espaciais envolvidas no programa.

O REXUS e o BEXUS são lançados a partir do Esrange Space Center, no norte da Suécia, e o lançamento está previsto para março de 2018.