Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Está a chegar a "Universidade Júnior" 2018
08-05-2018

As inscrições para grande parte das atividades da edição deste ano da "Universidade Júnior" já se encontram abertas. Esta é a 14ª edição desta iniciativa promovida pela Universidade do Porto e que permite a mais de 6000 alunos do básico e do secundário conhecer de perto a realidade universitária nos meses do verão. 


A universidade abre as portas das suas salas de aula e laboratórios no mês de julho e na primeira semana de setembro, para que os alunos do 5.º até ao 11.º ano de escolaridade possam participar em cerca de 200 atividades diferentes, concebidas para promover a aproximação destes discentes a múltiplas áreas do conhecimento tais como Medicina, Desporto, Artes, Ciências, Humanidades entre outras, e ajudar na escolha de um futuro percurso profissional.

Os alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade têm à sua disposição o Experimenta no Verão, e os alunos do 7.º e 8.º anos podem frequentar as Oficinas de Verão, que passam pela mesma estratégia de experimentação em áreas diferentes, através de pequenos projetos de trabalho.

Durante o mês de julho, as salas de aula e laboratórios da Universidade do Porto ficam à disposição de alunos do ensino básico e secundário.

Os alunos dos anos do 9.º, 10.º ou 11.º ano de escolaridade, são desafiados a participar num projeto científico do seu interesse, através do Verão em Projeto, sendo que existem cerca de 90 projetos diferentes para escolher.

O programa geral da "Universidade Júnior" também contempla a Escola de Línguas, destinadas a todos os alunos do 5.º ao 11.º ano, um programa de duas semanas dedicado ao ensino de seis línguas estrangeiras diferentes: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Japonês (9.º ao 11.º ano), Línguas Clássicas - Latim e Grego.

Os mais velhos têm a possibilidade de participar em seis escolas temáticas de introdução à investigação, a ter lugar em julho e setembro, acessíveis apenas por candidatura: "À descoberta das engenharias" (destinadas a alunos do 10.º ao 12.º e a decorrer durante todo o mês de julho), a Escola do Mar (para maiores de 14 anos e a realizar-se por três turnos entre 19 e 27 de julho), a Escola de Química e Bioquímica (para alunos do 10.º e 11.º, a decorrer de 2 a 6 de julho), a Escola das Ciências da Vida e da Saúde (10.º e 11.º, de 3 a 8 de setembro), a Escola de Verão de Matemática (10.º ao 12.º, de 3 a 7 de setembro) e a Escola de Verão de Física (10.º ao 12.º, de 2 a 7 de setembro).

A participação nestes programas está dependente dos bons resultados escolares do aluno, embora os critérios de seleção variem de programa para programa.
A inscrição em todos os programas da "Universidade Júnior" (com a exceção da Escola do Mar) tem um custo de 80 euros por semana, cobrindo este valor todo o material pedagógico, os transportes (no caso de saídas de campo ou visitas de estudo), um seguro escolar, o almoço nas cantinas da U.Porto e um lanche volante.

Ver aqui para mais informações.