Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ensino Superior português promove "cultura de sustentabilidade"
28-10-2019

A 31 de outubro assina-se na UP a Carta de compromisso rumo a uma "cultura de sustentabilidade", que será implementada nas principais instituições de Ensino Superior nacionais.


Este compromisso será assinado na Faculdade de Engenharia (FEUP), que foi a primeira instituição de ensino superior portuguesa a publicar o seu relatório de sustentabilidade, há mais de uma década.

A cerimónia, que decorre no âmbito da primeira Conferência Campus Sustentável (CCS 2019), conta com a presença de centenas de representantes, entre os quais 27 reitores/ presidentes, das principais instituições de Ensino Superior nacionais, sob a égide do "Desenvolvimento Sustentável: Instituições de Ensino Superior como Agentes de Mudança".
Este evento lançará o debate sobre iniciativas e projetos que possam marcar a diferença, no futuro próximo.

"As Instituições de Ensino Superior, por reunirem uma combinação única de competências que lhes permite desempenhar um papel fulcral nas áreas da educação, da investigação científica, da responsabilidade social e da defesa do bem comum, devem ser elementos particularmente ativos no movimento global de procura de caminhos que permitam à humanidade aprender a satisfazer as suas necessidades sem pôr em causa a possibilidade de as futuras gerações o virem, igualmente, a fazer", lê-se no documento oficial de assinatura da carta de compromisso.

A CCS 2019 conta, ainda com a participação de dois oradores com reputada experiência na sustentabilidade ligada às universidades: Iain Patton, CEO da Environmental Association for Universities and Colleges com sede no Reino Unido, e Kristina Von Oelreich, gestora de Sustentabilidade no KTH Royal Institute for Technology em Estocolmo.
Veja o programa aqui.