Sociedade

Conferência na Reitoria da U.Porto sobre o gato na arte egípcia

  • Notícia

    Notícia

foto_egipto.jpg

Egídio Santos/U.Porto

A Reitoria da U. Porto acolhe a conferência "Miu, Miau: a presença do gato na arte egípcia", pelo egiptólogo Luís Manuel Araújo, docente da Universidade de Lisboa, no dia 6 de maio, às 15 horas. 

Este evento terá lugar no Salão Nobre e é de entrada livre.

Segundo Luís Manuel Araújo, "o gato egípcio, chamado miu ou miau, era muito apreciado como animal de companhia no lar, e por isso aparece com frequência representado nas imagens que decoram as paredes dos túmulos, debaixo da cadeira da dona. Devido às suas caraterísticas protetoras, o gato foi também evocado na religião como um defensor do deus solar Ré e como animal sagrado da deusa Bastet".

Doutorado em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa, Luís Manuel Araújo é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), com estágio de pós-graduação em Egiptologia na Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo (1984-1985). 

Atualmente, o autor desta conferência leciona cadeiras da área de História e Cultura Pré-Clássica, com orientação de teses de mestrado e doutoramento na área de História Antiga (Egiptologia), na FLUL, no Departamento de História (Instituto Oriental).

Durante esta conferência, fruto da colaboração com o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, poderão ser vistas algumas das peças da Coleção Egípcia da U.Porto.