Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

CIIMAR participa na monitorização do ambiente biológico do Ártico
26-08-2019

A bordo do navio oceanográfico norueguês Hermer Hanssen segue a equipa do CIIMAR. Catarina Magalhães e Maria Paola Tomasino são investigadoras do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) e integram a única equipa portuguesa da área da microbiologia que participa na mais recente edição do programa internacional de monitorização do Ártico (MOSJ - Environmental Monitoring of Svalbard and Jan Mayen), liderado pelo Instituto Polar Norueguês (NPI).


A equipa liderada por Catarina Magalhães permaneceu a bordo do navio oceanográfico norueguês Hermer Hanssen durante sete dias, no âmbito da monitorização da zona marginal do gelo do Ártico e da área de Kongsfjorden. Esta campanha teve início na frente do glaciar Kongsvegen, em Kongsfjorden e estende-se até ao Oceano Ártico aberto, incluindo um total de 13 estações de amostragem.

O glaciar Kongsvegen é o mais intensivamente estudado desde 1987 e localiza-se a oeste de Spitsbergen, Svalbard a cerca de 1250 km a norte da Noruega continental. Desde 1990 que o glaciar Kongsvegen recua aproximadamente 3 metros por ano.

O objetivo deste programa de monitorização é produzir uma base de dados sólida das comunidades biológicas que habitam a coluna de água, incluindo as comunidades de zooplâncton e fitoplâncton, a uma escala temporal alargada.

Desde 2016, com a contribuição da equipa do CIIMAR, estão a ser gerados dados que nos dão informação acerca da diversidade e função das comunidades microbianas na zona marginal desta zona do gelo Ártico.

O projeto de monitorização, que está a ser levado a cabo há mais de 20 anos, é crucial para compreender as consequências e impactos do aumento progressivo das temperaturas no Ártico, como consequência das alterações climáticas no nosso planeta.

De salientar que a viagem deste navio pode ser acompanhada em tempo real através do link na imagem.