Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

CIIMAR integra equipa europeia para analisar problemas da água
02-09-2019

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto integra a ação "COST TOPWATER - Gosto e odor no diagnóstico precoce dos problemas de fonte hídrica e de água potável", uma iniciativa europeia com a duração de quatro anos e que tem como principal objetivo aumentar as capacidades da Europa para gerir os problemas relacionados com o odor e sabor da água.


A primeira reunião da equipa COST TOPWATER aconteceu no dia 28 de agosto, na sede da Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST), em Bruxelas, e o CIIMAR esteve representado pelos investigadores Vítor Vasconcelos (Professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e Rosário Martins (Professora na Escola de Saúde do Politécnico do Porto), que integram a comissão de gestão desta ação.

De par com outras instituições europeias, o CIIMAR inicia a primeira rede europeia de especialistas multidisciplinares, que congrega utilizadores finais outras partes interessadas para levar a cabo uma abordagem inovadora, com a incorporação de novos conhecimentos intersectoriais, e de uma metodologia vertical para explorar a avaliação de risco das estratégias no campo da qualidade da água ao nível do consumidor e na fonte.

As implicações desta ação repercutem na saúde pública, nos recursos hídricos, na qualidade de vida, na consciencialização e envolvimento dos consumidores nas questões relacionadas com a qualidade da água e utilização da água da torneira, e ainda no desenvolvimento profissional de jovens investigadores na área.

De igual modo, dará um contributo significativo para a implementação da nova Diretiva da UE sobre Água Potável durante os anos seguintes à sua implementação e ainda para a liderança europeia na área da ciência e tecnologia associadas à qualidade da água.

A coleção LEGE CC do CIIMAR, que contém mais de 1000 estirpes de cianobactérias e microalgas será um dos recursos a utilizar no âmbito desta ação COST.