Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Alumna da FCUP vence prémio de inovação europeu com start up no setor agrícola e jardins urbanos
21-10-2019

Sara Guimarães Gonçalves, alumna da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e cofundadora da startup Trigger Systems, venceu a edição deste ano do prémio de inovação do Instituto Europeu de Inovação em Tecnologia (EIT), na categoria EIT Woman, que tem como objetivo reconhecer projetos desenvolvidos por mulheres na União Europeia.


A alumna da FCUP é a primeira portuguesa a conquistar um dos prémios do Instituto Europeu de Inovação em Tecnologia (EIT), com uma startup que pretende poupar água. O prémio, no valor de 20 mil euros, distinguiu um pitch protagonizado por Sara sobre a sua startup, que combina o melhor da tecnologia na agricultura com a redução do desperdício de água.

Sara Guimarães, licenciada em Ciências de Engenharia pela FCUP, apresentou o trabalho em Budapeste, na Hungria, perante investidores, políticos, comissários europeus e jornalistas e tornou-se a primeira portuguesa a vencer um prémio EIT.

O próximo projeto de Sara, impulsionado pelo prémio alcançado, poderá passar por "desenvolver uma tecnologia a pensar nas vacas, uma espécie de cercas virtuais para substituir as cercas físicas".

Os vencedores do Prémios EIT foram escolhidos por um júri internacional e contaram com 19 candidatos de toda a Europa, que competiram em categorias como a inovação nas áreas do clima, energia, digitalização, alimentação, saúde e matérias-primas.

A Trigger Systems, fundada em 2017, aposta no setor agrícola e jardins urbanos e disponibiliza um conjunto de sistemas "inteligentes" por forma a otimizar até 50% nos consumos de água e energia em jardins e na agricultura, baseando-se em sistemas de previsão, por oposição aos tradicionais sensores. Isto permite que a distribuição de água seja mais eficiente.