Sociedade

Adriana Calcanhotto realiza seminário sobre poesia portuguesa na Faculdade de Letras do Porto

  • Notícia

    Notícia

#Marcos_Prado_adriana-calcanhoto.jpg

Marcos Prado

Adriana Calcanhotto, também conhecida como Adriana Partimpim, é uma cantora e compositora brasileira bem conhecida do público português, que estará presente num seminário a realizar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), no dia 3 de maio, no Auditório Nobre da FLUP, às 15,00 horas.

O seminário tem como título "Uma Incerta Melodia" e será moderado pelo Professor Doutor Osvaldo Silvestre, Professor da Universidade de Coimbra.

A artista falará da relação e interpretação que faz da poesia portuguesa. 

Ligada desde há muito à poesia, Adriana Calcanhotto aborda estilos variados nas suas composições, desde o samba, bossa nova, ao pop e às baladas. A sua obra artística encontra inspiração em Caetano Veloso, mas também nos poemas de Mário Sá-Carneiro e na arte de Hélio Oiticica.

Desde 2004, data em que criou a Adriana Partimpim, um projeto musical para crianças já com três discos editados, um deles premiado com um Emmy Latino, que a cantora e compositora também se dedica à escrita e à ilustração, tendo lançado livros para crianças, com poemas de poetas brasileiros. 

Este ano, a cantora encontra-se a viver em Portugal, Coimbra, onde exerce a atividade de professora convidada na Universidade de Coimbra.

A organização do seminário "Uma Incerta Melodia" conta com o apoio do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) e do Centro de Investigação Transdisciplicar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM).

A entrada é livre.