Sociedade

A Universidade do Porto comemora 106 anos a 22 de março

  • Notícia

    Notícia

foto_reitoria_106.jpg

Egídio Santos/UP

É já amanhã, 22 de março, que a Universidade do Porto assinala 106 anos de existência. Será um momento para relembrar o passado da instituição e, também, perspetivar o futuro da Universidade, num contexto de celebração para toda a comunidade académica, que este ano leva a festa para junto da população.

Estão agendadas diversas atividades culturais e desportivas que vão levar as comemorações até às ruas e outros espaços da cidade.

O momento mais significativo do Dia da Universidade será a sessão solene, como é tradição. Os dirigentes das principais instituições da cidade e região e dos órgãos de governo da Universidade do Porto irão reunir no Salão Nobre da Reitoria.

A cerimónia terá início com o tradicional cortejo dos professores doutorados da U.Porto, pelas 15,00 horas. De salientar a intervenção de Artur Santos Silva, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, que fará o seu discurso na qualidade de orador convidado. O Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, apresentará o balanço anual das atividades da Universidade e apontará os desafios que se colocam à instituição no futuro.

O evento contará, também, com as intervenções de Alfredo de Sousa (Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto), Miguel Cadilhe (Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto), Rodrigo Medeiros (representante dos estudantes da U.Porto) e Joana Cunha (Representante dos Trabalhadores da U.Porto).

O Dia da Universidade será, também, uma oportunidade para distinguir o mérito de estudantes e professores que se destacaram ao serviço da U.Porto durante o último ano. 

Para o efeito, 26 estudantes serão galardoados com o Prémio de Cidadania Ativa, como reconhecimento pelas atividades extracurriculares na área da cidadania e o Prémio Incentivo, para premiar os estudantes com a melhor média de primeiro ano em cada faculdade.

Outra das distinções a atribuir é o Prémio de Excelência Pedagógica, destinado ao professor com o melhor projeto de inovação e qualidade pedagógica do ano.

Jed Barahal, violoncelista de origem norte-americana e professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, terá a seu cargo um interlúdio musical, que será seguido da proclamação dos novos Professores Eméritos da U.Porto.

Os professores distinguidos, este ano, são Fernando Noronha, José Ferreira Gomes, Adélio Machado e João Bessa Sousa, da Faculdade de Ciências (FCUP), e José Costa Lima, da Faculdade de Farmácia (FFUP).

No contexto de celebração que assinala o 106º aniversário da Universidade do Porto, estão inseridas diversas atividades que têm início na noite do dia 21, pelas 21,30 horas, com um Concerto de Tributo à cidade e à Região, a ter lugar no Teatro Rivoli (Grande Auditório Manoel de Oliveira), onde a Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), com direção artística do maestro José Eduardo Gomes, vai interpretar um conjunto de obras de Beethoven, J. Sibelius, G. Bizet e Tchaikovsky.

No Dia da Universidade, após a sessão solene, toda a população está convidada a participar na iciciativa UPRunning. Os participantes partem todos à mesma hora (18,45 horas) dos três polos da Universidade: Reitoria (polo I), pavilhão Luís Falcão (polo II) e Estádio Universitário (polo III), para cortarem a linha da meta no mesmo local: a Reitoria.

Mediante inscrição, que é gratuita, há lugar à oferta de uma t-shirt UPRunning.

No dia 22 de março, as celebrações têm lugar no Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), onde decorre o Programa UPFit - Faculdade de Desporto e CDUP-Boa Hora, com atividades de fitness à escolha (gratuitamente), entre as quais, musculação, sessões de ritmo e dança, yoga, pilates, natação e hidroginástica.

A Universidade do Porto foi formalmente constituída como tal a 22 de março de 1911, por diploma do I Governo da República. A sua génese, contudo, remonta a 1762 e à Aula Náutica criada por decreto régio a pedido dos principais comerciantes vinícolas da cidade. 

Esta escola, que marcou o início do ensino público no Porto, funcionou no local onde agora se situa a Reitoria da U.Porto.

Ver aqui para mais informações.