Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

A nova Embaixadora de Carreiras na União Europeia é da Universidade do Porto
11-11-2019

Sofia Pais, finalista da licenciatura em Direito da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), conquistou o lugar de Embaixadora European Union Careers (EU Careers) para Portugal. A sua missão é promover as oportunidades de carreira nas instituições da União Europeia espalhadas por todo o mundo, junto dos estudantes universitários portugueses.


Existem 170 postos de Embaixadores EU Careers e para conquistar o seu lugar, Sofia Pais superou um processo de seleção exigente, liderado pelo European Personal Selection Office (departamento responsável pelo recrutamento de pessoal para os órgãos da União Europeia), cujos candidatos deveriam apresentar "excelentes capacidades de comunicação e uma grande rede de contactos".

Os novos embaixadores reuniram em Bruxelas para terem formação sobre todo o processo de recrutamento da União no passado mês de setembro.

Para Sofia Pais, este tipo de funções não é algo novo, uma vez que a jovem, que também é vice-presidente da Associação de Estudantes da FDUP (AEFDUP), também está ligada, desde 2017, ao Grupo de Jovens da Unicef Portugal, foi ainda a primeira Jovem Autarca do país ("Presidente da Câmara dos Jovens"), eleita em 2015, tendo participado em vários projetos de cidadania ativa em Santa Maria da Feira, a sua terra natal.

Igualmente em 2015, representou a União Europeia na Cimeira Jovem do G7, realizada em Berlim, com a participação da Chanceler Alemã, Angela Merkel.

Para a estudante da UP, o objetivo é "alcançar o maior número de estudantes para que o número de candidatos a trabalhar nas instituições da UE aumente".

Os interessados podem contactar a Embaixadora EU Careers para Portugal através do e-mail eucareers.portugal@gmail.com ou do instagram eucareersportugal.