Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

A Computação Quântica em debate na FEUP
09-10-2018

O Departamento de Engenharia Física da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai organizar um ciclo de palestras com o objetivo de debater as potencialidades e o futuro da Computação Quântica e da Informação Quântica, bem como a sua viabilidade na sociedade do futuro.


Durante os meses de outubro e novembro, a Computação Quântica vai estar em debate na FEUP, com a tónica no futuro. O ciclo de debates baseia-se no novo livro do historiador israelita, Yuval Norah Harari, que acaba de publicar "21 Lições para o século XXI" e no qual apresenta os grandes desafios do futuro da sociedade, tais como a bioinformática, a internet das coisas, ou a computação quântica.

Os computadores quânticos são o futuro. Quem o afirma é a comunidade científica. De facto, sabe-se que há várias empresas de renome que começam a apostar no desenvolvimento deste tipo de tecnologia.

Este é o tema principal do Ciclo de Palestras sobre "Computação e Informação Quânticas", com sessão inaugural agendada para o dia 11 de outubro, quinta-feira, às 14,30 horas, no Auditório da FEUP.

Yasser Omar, do Instituto Superior Técnico é o orador convidado a explicar os aspetos essenciais da Física Quântica, de que forma estes princípios podem ser explorados para desenvolver tecnologias de informação inovadoras e disruptivas, com foco na Computação Quântica e abordando os desafios futuros desta área.

O Ciclo de Palestras "Computação e Informação Quânticas" engloba um total de quatro sessões, de entrada livre.

Ver aqui para mais informações.