Sociedade

"The Great Tamer" de Dimitris Papaioannou no Rivoli dia 9 de março às 21,30 horas

  • Notícia

    Notícia

#DR_DIMITRIS_PAPAIOANNOU_THE_GREAT_TAMER.jpg

DR

"The Great Tamer" de Dimitris Papaioannou é apresentado no Grande auditório do Rivoli, dia 9 de março às 21,30 horas, com repetição no dia 10 de março, pelas 19 horas.

O coreógrafo e artista visual, um dos mais populares e aclamados da Grécia embora quase desconhecido em Portugal, apresenta o seu mais recente projeto, The Great Tamer - O Grande Domador.

Dimitris Papaioannou, que dirigiu a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, conta já com três décadas de criação de uma obra vasta e diferenciadora que poderá ser descrita como um sonho circense do absurdo. Segundo Papaioannou, esta performance "parte da noção de que a vida humana pode ser encarada como viagem de descoberta, a exploração de um tesouro escondido, uma arqueologia interior em busca de um sentido".

O espetáculo apresenta 10 intérpretes em palco, que se movem ao som de Johann Strauss II, e o resultado, nas palavras do reputado crítico holandês Wijbrand Schaap, "é hora e meia de uma reacção em cadeia, feita de cómicas, belas e sensuais imagens mágicas".

A metáfora de um homem numa posição de pesquisa é o ponto de partida para uma performance de carácter épico, sensorial e primitivo. "O ponto crucial é cavar e enterrar, e depois revelar", afirma o coreógrafo.

E o que se revelam são as pequenas tragédias mundanas, os grandes absurdos da vida moderna, nas figuras mais conhecidas do mundo circense - o palhaço e o acrobata.

O coreógrafo grego assume que o seu propósito é lançar luz sobre o sagrado que existe no vulgar, no quotidiano, instigando a que "esvaziemos as nossas vidas" para dar tudo o que pudermos antes de deixar este mundo.

Espetáculos:

Sex 9 mar / 21,30 & Sáb 10 mar / 19 horas

No Grande auditório do Rivoli