Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Retrospetiva Wim Wenders ao Correr do Tempo traz cópias restauradas ao Campo Alegre
26-12-2019

A Medeia Filmes mostra uma retrospetiva dos filmes que Wenders realizou, entre os anos de 1972 e 2016, em cópias restauradas pelo próprio realizador. Decorre do Teatro Campo Alegre de 19 de dezembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020.


Em 1987, quando questionado sobre a sua razão para filmar, no âmbito do caderno especial do jornal "Libération" 'Pourquoi filmez-vous? 700 cinéastes du monde entier répondent', Wim Wenders respondia o seguinte:


"Em todo o caso... raio de pergunta: porque filmo? Ora, porque... alguma coisa acontece, vêmo-la acontecer, filmamo-la enquanto acontece, a câmara observa, conserva-a, podemos contemplá-la repetidamente, contemplá-la mais uma vez. A coisa já não está lá, mas a contemplação é possível; a verdade da existência desta coisa, essa, não se perdeu. [...] A progressiva destruição da perceção exterior e do mundo é, por um instante, suspensa. A câmara é a arma do olhar contra a miséria das coisas, nomeadamente contra o seu desaparecimento."

Esta retrospetiva é uma oportunidade única, que decorre no Teatro Campo Alegre, de 19 de dezembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020.