Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Phonopticon ou a exploração acústica de um espaço, no Foyer do Rivoli
09-01-2020

Phonopticon, da plataforma de criação Sonoscopia, será apresentado no Foyer do Pequeno Auditório do Rivoli, nos dias 18 e 19 de janeiro, pelas 16 horas, no âmbito da celebração do 88º aniversário do Rivoli.


Este projeto artístico recria um edifício projetado por Jeremy Bentham no século XVIII, de arquitetura do tipo Panopticon, composto por uma torre central que alcançava uma visão de 360 graus sobre os cárceres dos prisioneiros, cujas celas estavam organizadas de forma circular.

O objetivo desta criação artística é contrapor a noção de controlo que tal edifício representava com a representação sonora coletiva, que é livre e abstrata na sua essência, podendo ser interpretada livremente por cada ouvinte.

Em Phonopticon são exploradas novas formas de expressão nas áreas da composição, interpretação e espacialização eletroacústica, com recurso a instrumentos acústicos e eletrónicos, tais como altifalantes, que podem ser visualizadas por todo o público, que está organizado na sala de forma concêntrica.

A entrada é gratuita.