Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Noé Soulier apresenta "The Waves" no Teatro Campo Alegre nos dias 28 e 29 de setembro
24-09-2018

O coreógrafo e filósofo francês Noé Soulier acredita que é igualmente criativo assistir a um espetáculo de dança ou dançar. Nesta nova criação "The Waves", o criador apresenta ao público uma proposta de experiências corporais, colocando em palco seis bailarinos e dois percussionistas. Cabe a estes últimos comandar a ação, entoando ou suspendendo sequências de movimentos. 


Em "The Waves", Soulier trabalha com gestos improvisados, invocando de forma milimétrica a história física de cada espectador.

Nos anteriores espetáculos que coreografou, Noé Soulier encontra, também, no movimento a sua linha de criação. Apresentou "Movement on Movement", centrado nos gestos, explicando ou comentando outros movimentos; em "Removing", tinha como objetivo fulcral transformar a perceção obtida por ações orientadas por objetivos, tais como bater, evitar, arremessar ou agarrar, impedindo o público de reconhecer esses propósitos, e em "Faits et Gestes" [apresentado no Festival DDD - Dias da Dança 2017], coreografou um trabalho que mantinha essas experiências no ponto central da ação e explorava caminhos onde o gesto podia lembrar a sensação de executar um determinado movimento.

Este novo trabalho de Noé Soulier será apresentado nos dias 28 e 29 de setembro, pelas 21 e 19 horas, respetivamente, no auditório do Teatro Campo Alegre. Ver aqui para mais informações.

Soulier nasceu em Paris, em 1987. Estudou dança em PARTS, em Bruxelas e filosofia na Sorbonne, em Paris. Em 2010, ganhou o primeiro prémio da competição Danse Élargie, organizado pelo Thêatre de la Ville e do Museu da Dança, com o espetáculo "Little Perceptions". O seu curriculum inclui as peças "Movement on Movement" (2013), "Movement Materials" (2014), "Removing" (2015) e "Faits et Gestes" (2016).