Sociedade

Nocturnal Emissions em estreia no sub-palco do Rivoli, dia 24 de março

  • Notícia

    Notícia

#nigel-ayers_nocturnal_emissions.jpg

Nigel Ayers

O projeto artístico de arte sonora, intitulado Nocturnal Emissions teve a sua origem no final dos anos de 1970. O projeto foi iniciado em Derbyshire por Nigel Ayers, um ex-estudante de arte que, à época, vivia em Londres, com a colaboração do seu irmão, Danny Ayers e Caroline K.

Desde 1981, que o projeto Nocturnal Emissions tem lançado um fluxo constante de música desconstruída. A ampla gama de estilos que explora pode ser desconcertante, dos álbuns constituídos de ruído abrasivo, aos álbuns compostos de gaitas de foles inteiramente remixadas, a outro utilizando gravações feitas com sons vocais de crianças com menos de 18 meses, ou ainda a álbuns que mostram conversas de telemóveis apanhadas pelos scanners policiais.

E ainda uma série de outros títulos que poderiam ser categorizados como música drone ou techno.

O projeto Nocturnal Emissions pode ser visto como a incursão individual de um "agent provocateur" no reino da música experimental.

Este projeto experimental/industrial conquistou um estatuto de culto semelhante aos Throbbing Gristle, Nurse With Wound e Coil e foi a única banda que deu um concerto aquando dos históricos motins de Brixton, no subúrbio Sul de Londres, em Abril de 1981. 

A partir de 1984 "Nocturnal Emissions passou a ser um projeto a solo de Nigel Ayers.

Nigel é escritor, poeta, criador de arte viral e ritual digital. Dir-se-ia que este projeto é o veículo de expressões musicais da sua curiosidade.

2017 marca a estreia de Nocturnal Emissions em Portugal.

Para ver no sub-palco do Rivoli, no dia 24 março, pelas 23,00 horas.

Para mais informações ver aqui.