Sociedade

Festival Dias da Dança tem programação para toda a família em diversos locais da Frente Atlântica

  • Notícia

    Notícia

#jc_Maguy_Marin_01.jpg

O Festival DDD - Dias da Dança tem variadas propostas para ver e fazer em família, nomeadamente nas categorias DDD Extra e DDD OUT, com masterclasses, workshops e performances em jardins, praças e outros espaços públicos do Porto, Gaia e Matosinhos.

O DDD Extra oferece momentos formativos gratuitos, o primeiro dos quais acontece no próximo sábado, dia 6, na Praça D. João I. A partir das 15 horas, Cristina Planas Leitão dirige um workshop em que serão abordadas as fisicalidades comuns aos vários espetáculos da programação do festival.

Por seu lado, o ateliê dirigido por Mário Afonso "Com uma Perna às Costas" decorre entre segunda e sexta-feira da próxima semana (dias 8 a 12), no Liceu Francês, e obedece a um trabalho cumulativo do conjunto de gestos e ações espontâneas que os participantes produzem sem pensar.
Mário Afonso dá ainda o workshop de dança "Gestos com Histórias", concebido para o público com idades a partir dos 55 anos, assente na ideia de que todos temos um corpo e é nele que se inscreve a história da experiência do indivíduo.

No DDD OUT, que leva a dança ao espaço público, Isabel Barros e Vítor Rua estreiam um espetáculo na Casa do Design, em Matosinhos, na sexta-feira dia 12, às 16 horas. "A Lagardère" é um jogo aleatório entre uma coreógrafa, um músico e seis intérpretes, onde nada existe "pré-concebido", com exceção de uma lista de instruções. Quem dita as ações a seguir é a coreógrafa durante a performance.

Também Max Oliveira, com "M&M", promete muita música e movimento para todas as idades no sábado 13 de maio, em plena Praça D. João I, a partir das 12 horas.

As famílias são ainda convidadas a ver alguns espetáculos integrados no DDD In! No dia de encerramento do Festival, sábado dia 13, a proposta é de uma noite dupla com as estreias nacionais de Cris Blanco "El Agitador Vortex" (no Teatro Campo Alegre, às 18,30 horas, para maiores de seis anos), e de Yoann Bourgeois "Celui qui Tombe" (no Coliseu do Porto, às 21,30 horas, para maiores de seis anos). Este último, que cruza a dança, o novo circo e acrobacia, é um espetáculo que desafia as leis da gravidade, quando seis artistas tentam manter o equilíbrio numa plataforma imponente, suspensa, que se inclina, roda, balança e se eleva.

//

CRISTINA PLANAS LEITÃO "AQUECIMENTO PARALELO"

SÁB 6 MAI - 15H00 ÀS 16H00

PRAÇA D.JOÃO I - PORTO

MÁRIO AFONSO "COM UMA PERNA ÀS COSTAS"

TER 8 A SEX 12 MAI - 10H00 ÀS 12H00

LICEU FRANCÊS INTERNACIONAL DO PORTO - PORTO

MÁRIO AFONSO "GESTOS COM HISTÓRIAS"

SEG 8 A SEX 12 MAI - 14H30 ÀS 16H30

ORFEÃO DE MATOSINHOS - MATOSINHOS

ISABEL BARROS & VÍTOR RUA "A LAGARDÈRE"

SEX 12 MAI - 16H00

CASA DO DESIGN - MATOSINHOS

MAX OLIVEIRA "M&M (MÚSICA E MOVIMENTO)"

SÁB 13 MAI - 12H00

PRAÇA D.JOÃO I - PORTO

CRIS BLANCO "EL AGITADOR VÓRTEX"

SAB 13 MAI - 18H30

CAFÉ-TEATRO TEATRO CAMPO ALEGRE - PORTO

YOANN BOURGEOIS "CELUI QUI TOMBE"

SAB 13 MAI - 21H30

COLISEU PORTO - PORTO

Pode ficar a saber tudo sobre esta edição do Festival DDD - Dias da Dança clicando aqui.