Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dose dupla de Jarmusch no Rivoli: Ghost Dog - o Método do Samurai e Paterson, 20 junho
19-06-2017
Ghost Dog, interpretado por Forest Whitaker, torna-se o samurai do gangster Louie, depois de este lhe ter salvo a vida. Comunicam-se exclusivamente via pombos correio. Quando algo corre mal durante uma luta, o gang de Louie decide ajustar contas com Ghost Dog, que retalia para se defender.

Incluído na Seleção Oficial em Competição de Cannes 1997, "Ghost Dog" é considerado pela crítica um dos mais ambiciosos trabalhos de Jim Jarmusch. Embora mantenha traços das suas origens como minimalista de Nova Iorque, neste filme Jarmusch trabalha o espaço geográfico de forma a introduzir referências históricas traduzidas num certo sentido de antiguidade e tradição que são tratadas com genuína gravidade.

Para ver no IAC, Rivoli, dia 20 junho às 18.30.

Incluído nas várias listas da imprensa especializada como um dos melhores filmes do ano, "Paterson", o novo filme de Jim Jarmusch retrata a vida de um motorista de autocarro na cidade de Paterson, Nova Jersey.

As rotinas de todos os dias são descritas no filme: a rota diária de Paterson, que observa a cidade através do espelho retrovisor, os fragmentos das conversas que ouve em redor. Escreve poemas num caderno, passeia o buldogue inglês de seu nome Marvin, e regressa para a sua mulher, Laura. 

Por sua vez, Laura vive num mundo em constante mudança, com novos sonhos a cada dia. Paterson ama Laura e ela também o ama. Apoiam-se mutuamente nos seus projetos.

O filme apresenta os triunfos e derrotas da vida quotidiana, por meio da poesia que Paterson escreve e lê.

Este filme foi apresentado no Festival de Cannes 2016, na categoria Seleção Oficial em Competição.

Para ver no IAC, dia 20 de junho às 22 horas.

Os bilhetes têm um custo de 3 euros. 

Ver aqui para mais informação.