Dias da Dança ocupam as ruas no fim de semana - Teatro Municipal - Portal de notícias do Porto. Ponto.
Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Dias da Dança ocupam as ruas no fim de semana
04-05-2018

O Festival DDD - Dias da Dança volta a sair dos equipamentos municipais e toma conta de vários espaços públicos da Frente Atlântica com os espetáculos da secção DDD Out, nestes sábado e domingo.


No Porto, os eventos de ar livre vão desenrolar-se mesmo em frente ao Rivoli, na Praça de D. João I, onde o artista circense francês Jean-Baptiste André apresenta em estreia nacional "Floe", às 14,30 horas. Trata-se do encontro do seu trabalho com o do artista visual Vincent Lamouroux, numa instalação que é a cenografia de uma peça coreográfica performativa inscrita na paisagem.


Os cinco blocos brancos da instalação, de tamanhos e formas diferentes, constituem um todo composto por volumes dispostos uns ao lado dos outros, colocando em perspetiva as suas orientações e inclinações específicas.


Desse modo, cria-se uma dialética entre a forma visual e o ambiente em que é criada. Funciona como um "espelho iluminado" desse espaço ao ar livre: contraste, disparidade e diferença dão origem a incongruência, surpresa e contemplação.


"Floe" coloca frente a frente um corpo e um espaço, numa abordagem sincera, desprovida de qualquer artifício. Um homem identificar-se-á com esta topografia surpreendente, a qual terá de atravessar, para sua própria salvação. A exploração desta terra incógnita segue o caminho percorrido por um homem que aparece e desaparece de acordo com a aspereza da escultura, cai, trepa, espera, pendura, desliza, torna a cair, levanta-se e segue caminho... numa sequência de ações e obstáculos físicos (altura, gravidade, resistência) com que é preciso "jogar".


"Floe" é apresentado depois, às 17,00 horas, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos. Também em Matosinhos, mas na Marginal pelas 11h30 e pelas 17h00, o DDD Out apresenta a performance deambulatória Ar-Qué-Tipo, que convida o espectador a refletir sobre o amor na sociedade contemporânea.


Já no domingo, a programação de exterior do Festival Dias da Dança volta a ter propostas para os dois locais de Matosinhos e também para o Jardim do Morro, em Gaia (onde Lígia Soares apresenta Cuore, uma canção romântica cantada pelo público e dançada por três intépretes).


Veja tudo a que pode assistir por estes dias, não só no DDD Out, mas em todas as secções do Festival, aqui.