Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ciclo de cinema homenageia Bruno Ganz no Teatro Campo Alegre
22-02-2019

A Medeia Filmes homenageia Bruno Ganz no Teatro Campo Alegre no Porto, com um ciclo de cinema, de 21 a 27 de fevereiro.


Bruno Ganz foi um ator suíço conhecido pelo seu trabalho no cinema e na televisão de língua alemã pela Europa. É detentor do Iffland-Ring (o Anel da Terra de Iff, em tradução livre), o prémio atribuído há mais de 200 anos ao mais importante ator de teatro de língua alemã. O ator faleceu no dia 16 de fevereiro, aos 77 anos, na Suíça.

O ciclo inclui a projeção dos filmes "A Cidade Branca", do suíço Alain Tanner, "A Mulher Canhota", do austríaco Peter Handke, "As Asas do Desejo" e o "Amigo Americano" do alemão Wim Wenders, "Sob Céus Estranhos", do português Daniel Blaufuks, "A Poeira do Tempo" e "A Eternidade e um Dia", do grego Theo Angelopoulos, "Amnesia", do francês Barbet Schroeder, e a "A Casa de Jack", do dinamarquês Lars von Trier.

Bruno Ganz trabalhou durante décadas com grandes realizadores como Wenders, Theo Angelopoulos, Francis Ford Coppola, Alain Tanner, Werner Herzog, Jonathan Demme, ou Terrence Malick, o que permitiu a sua participação em filmes que lhe valeram diversos prémios, com especial destaque para o Leopardo de Ouro do festival internacional de Locarno.

O ator dizia que "aquilo de que gostava era de uma boa história, que o seduzisse, ou mesmo que o irritasse". Foi membro do Teatro Goethe em Bremen, onde interpretou obras de Shakespeare, Ibsen e Brecht, tendo trabalhado com encenadores como Luc Bondy e Peter Stein, com quem fundou a companhia teatral Berliner Schaubühne.

Em agosto, Ganz gravou a poesia de T. S. Eliot e Holderlin e esteve em palco pela última vez para ser o narrador da ópera "A Flauta Mágica", de Mozart, no Festival de Salzburgo, na Áustria.

A Medeia Filmes homenageia o ator, com um ciclo no Teatro Campo Alegre, no Porto, de 21 a 27 de Março, e com um programa especial no Espaço Nimas, em Lisboa, na segunda-feira, 25 de Fevereiro.

Ver aqui a programação completa.