Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Ciclo de cinema comentado no Teatro Municipal Campo Alegre
27-05-2019

O Ciclo de cinema comentado, a decorrer de 14 de maio a 11 de junho, no Teatro Municipal Campo Alegre, é uma organização conjunta do Instituto de Filosofia, FLUP e da Medeia Filmes, subordinado ao tema "A ideia de Idade Média no cinema: entre filosofia e estética".


Depois da apresentação dos filmes "Alexandre Nevsky", de Serguei Eisenstein (1938) e de ANDREI RUBLEV, de Andrey Tarkovsky (1966), nos dias 14 e 21 de maio, respetivamente, é a vez do filme " O Sétimo Selo", de Ingmar Bergman (1957), com comentário de Joana Gomes, ser apresentado no dia 28 de maio, pelas 21 horas.

Seguem-se, no dia 4 Junho, às 21 horas, "A Fonte da Virgem", de Ingmar Bergman (1960), comentado por Mário Rosas e no dia 11 Junho, "A Vingança de Michael Kohlhaas, de Arnaud des Pallières (2013), com comentário de Vítor Guerreiro.

"Tal como o conceito do estético foi introduzido na linguagem para descrever uma dimensão das nossas vidas a que não é fácil traçar os contornos ou ver dom clareza, a ideia de Idade Média foi introduzida num período histórico específico para descrever cerca de mil anos de história humana no continente europeu, como se esse conceito descrevesse uma só coisa, em continuidade. (?) O que pretendemos explorar neste ciclo de filmes é (?) o modo como uma ideia de idade média funciona como o veículo ou medium mais ajustado à expressão de uma certa visão estética ou artística, neste caso, na arte cinematográfica", por Vítor M. Anjos Guerreiro.

Os bilhetes têm um custo de 5 euros, sendo que com o cartão Tripass + FLUP o bilhete custa 4 euros.