Aquela cia. estreia "Caranguejo overdrive" no Rivoli dia 12 de junho - Teatro Municipal - Portal de notícias do Porto. Ponto.
Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Aquela cia. estreia "Caranguejo overdrive" no Rivoli dia 12 de junho
11-06-2018

No âmbito do Fitei 2018, Aquela cia. estreia "Caranguejo overdrive" no palco do grande auditório do Rivoli, dia 12 de junho.


Esta performance, que se entrelaça nas relações do teatro com a literatura, conta a história de Cosme, um ex-apanhador de caranguejos do mangue carioca de meados do século XIX.

Cosme, que fora chamado a ingressar nas fileiras brasileiras da Guerra do Paraguai, enlouquece em pleno campo de batalha e quando regressa ao Rio de Janeiro encontra uma cidade transformada.

As vivências da guerra contribuem para que o ex-apanhador de caranguejos se sinta em exílio no seu próprio país. Como tal, Cosme tenta reinventar uma nova cidade, recriando uma nova cartografia.

Mais do que um documentário ou até mesmo uma ficção, esta performance lança pontos de reflexão sobre o Rio de Janeiro de hoje, baseada num diálogo com a estética e a sonoridade do movimento artístico manguebeat, de Chico Science.

Outra das referências é o pensamento de Josué de Castro, em obras como Geografia da Fome e Homens e Caranguejos.

Ver aqui para mais informações.