Sociedade

5º CADERNO - Ensaio sobre os arquivos do Rivoli, de Nuno Coelho para ver no Rivoli até 16 março

  • Notícia

    Notícia

#mno_85_anos_rivoli_19.jpg

José Caldeira

A exposição intitulada "5º CADERNO - Ensaio sobre os arquivos do rivoli", de Nuno Coelho está patente no foyer do 3º piso do Rivoli até 16 de março.

A exposição, que foi inaugurada no dia 21 de janeiro, aquando da celebração dos 85 anos do teatro, oferece uma viagem ao passado histórico e cultural da atividade do teatro, através de vestígios físicos que pareciam irremediavelmente remetidos ao esquecimento.

Da autoria do designer, professor e investigador Nuno Coelho, os visitantes são convidados a explorar livremente os interstícios do teatro e a observar um cúmulo de objetos resgatados ao arquivo morto do Rivoli, entre dossiês, cartazes, programas, fotografias, papéis e cartas, mas também alguns documentos recuperados no exterior.

De referir que, a par da exposição, o projeto incluiu a publicação do Caderno nº 5 do Rivoli, cujo lançamento chegou a estar previsto para 2015.

O "5.º Caderno" debruça-se sobre a temática da cenografia, com textos de Nuno Carinhas, Jorge Pinto, Ana Luena ou Sissa Afonso, e documenta a investigação e o processo que antecedeu a produção material do projeto, por exemplo, com notas e correções ou os pedidos de orçamentos a gráficas para a impressão deste volume.

Para este trabalho de reconstrução, Nuno Coelho explica que o método escolhido foi "publicar os conteúdos tal qual foram encontrados no arquivo, sendo esta obra um fac-símile em monofolhas".