Inovação

Tecnologia e sustentabilidade em destaque no QSP Summit 2022

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A mais relevante conferência de management e marketing da Europa, na sua 15.ª edição, arrancou, ao final da tarde deste terça-feira, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. Até à próxima quinta-feira, a organização espera a participação de mais de três mil pessoas e de mais de 140 marcas, presentes na Exponor, em Matosinhos.

Na abertura, o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, destacou, desde logo, a importância deste evento para a cidade e a região, deixando um elogio ao trabalho do CEO do QSP Summit, Rui Ribeiro: “tem feito um trajeto de crescimento sustentado, com uma enorme capacidade de resiliência, de reinvenção e, sobretudo, de agregação dos atores da região em volta deste evento”.

Criticando a ausência de representantes da República no maior evento do género, na Europa, Ricardo Valente sublinhou que “o tema deste ano do QSP Summit – ‘Building Sustainable Growth’ – é relevante para a cidade: construir, sustentar e crescer são fundamentais. É fácil ser sustentável sem crescer, ou ser sustentável com crescimento negativo. Difícil é ser sustentável, construindo algo, melhorando a vida das pessoas, criando riqueza e crescimento económico”, frisou.

“A sustentabilidade é a âncora de todas as atuais políticas do Município, quer do ponto de vista ambiental, do Plano Diretor Municipal (PDM), do turismo, da mobilidade e, não menos importante, da questão social. Hoje, o Porto é o município que mais investe na política de habitação, como um todo, tem uma estratégia para a juventude. Em suma, temos uma cidade que está preparada para construir o seu futuro, assente na lógica da sustentabilidade”, acrescentou o vereador da Economia.

Na cerimónia estiveram também presentes o presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo Azevedo, vereadores do Executivo Municipal, autarcas da região, empresários.

“Temos de fazer mais e melhor”, avisa Horta-Osório

O CEO do QSP Summit também não deixou de criticar a falta de apoio estatal “à mais ambiciosa edição que nos propusemos realizar, quer ao nível da produção, de conteúdos, da inovação. Apesar dos parcos recursos temos feito aquilo que, no Porto, chamamos das ‘tripas coração’”.

“Demonstraremos, mais uma vez, que é possível realizar algo relevante, ímpar para a região e o país, com uma união de esforço de muitas entidades. Precisamos que o poder central olhe para o país como um todo”, reconheceu Rui Ribeiro.

A cerimónia de abertura teve como orador convidado António Horta-Osório, figura de destaque na indústria de serviços financeiros há mais de 30 anos, com uma carreira financeira internacional de sucesso abrangendo gestão de ativos, investimento, banca comercial e de retalho.

O atual presidente do conselho de administração da farmacêutica Bial fez uma radiografia dos últimos anos, em termos macroeconómicos. Tempos marcados pela pandemia e, mais recentemente, pela guerra na Ucrânia, com reflexos diretos na inflação, petróleo e preços dos produtos alimentares. Reportando-se, neste contexto, à situação do nosso país, deixou um aviso: “O nosso crescimento económico é fraco e vai continuar a ser fraco. Temos de fazer mais e melhor”.

A cerimónia, sob apresentação de Sónia Araújo, começou com a atuação a solo do pianista Pedro Burmester, que interpretou obras de Schubert, Chopin e Bernardo Sassetti.

A conferência de Management e Marketing decorre, hoje e amanhã, na Exponor. Conta com mais de três mil participantes, 60 oradores, sete palcos e 140 expositores (entre eles, destaques para o stand do Porto.).

Tem como orador principal Fareed Zakaria, jornalista da CNN, apresentador do Fareed Zakaria GPS na CNN Worldwide, colunista no The Washington Post e também autor de quatro bestsellers premiados do New York Times.

Outros oradores confirmados são Jane Thomason (Kaisei Holdings), Rory Sutherland, vice-presidente da Ogilvy, Ben Hammersley (agathonic.ai), Sally Eaves (Forbes Technology Council), Tom Raftery (SAP), Delia García (L’Oréal), Ashley Fell (McCrindle), Markus Graf (Novartis), Alexander Kjerulf (Woohoo Inc.), Ko Koens (Inholland University of Applied Sciences), Karen Jones (Denison Consulting), Jodie Rogers (Symbia), Samuel Antunes (International Association of Coaching Psychology), Álvaro Fernandéz (Michael Page), Mariana Branquinho (Korn Ferry), José Miguel Leonardo (Randstad) e Isabel Barros (Sonae MC).

Consulte aqui todo o programa do QSP Summit 2022.