Economia

Quase uma centena de empresas e investidores pediram apoio na primeira semana do serviço “Revitaliza Porto.”

  • Notícia

    Notícia

#mno_aliados_amanhecer_01.jpg

Miguel Nogueira

O impacto negativo que a pandemia está a ter nas empresas reflete-se na adesão que o serviço “Revitaliza Porto.” teve na sua primeira semana. Lançado para prestar apoio aos agentes económicos da cidade, recebeu quase uma centena de pedidos de apoio nos primeiros sete dias.

Os dados da InvestPorto não deixam margem para dúvidas: a pandemia de Covid-19 colocou o tecido económico do Porto perante uma série de dificuldades, e o auxílio do serviço “Revitaliza Porto.” é bem-vindo. Uma semana após o lançamento, esta linha de apoio já tinha registado praticamente 100 pedidos de empresas e investidores.

Vocacionado para o apoio especializado às micro, pequenas e médias empresas do Município do Porto como resposta à crise pandémica, o serviço “Revitaliza Porto.” entrou em funcionamento no dia 20 de novembro, e uma semana depois tinha recebido 94 pedidos – 90 feitos por empresas e 4 por parte de investidores.

Os efeitos da pandemia tornam-se evidentes face ao dado de que 97,8% dos pedidos feitos por empresas estão relacionados com a Covid-19. O perfil dos agentes económicos que solicitaram apoio mostra que estão em causa, sobretudo, empresas com uma existência relativamente recente: mais de um terço (32 empresas) tem menos de cinco anos de atividade. Houve ainda 29 solicitações apresentadas por empresas cujo início de atividade ocorreu entre 2011 e 2015.

A esmagadora maioria dos pedidos de apoio foi feito por micro empresas (82) e os pedidos provêm sobretudo de entidades afetas a dois setores de atividade: Turismo, Hotelaria e Restauração (43) e Comércio (41).

No que diz respeito aos investidores, três dos quatro pedidos de apoio apresentados relacionam-se com investimentos inferiores a 250.000 euros. Apenas um está ligado a um investimento entre 1 e 10 milhões de euros.

Dos quatro pedidos, houve dois feitos por investidores com origem em Portugal, um com origem no Brasil, e outro com origem em Israel.

Segundo os dados da InvestPorto, 84,8% dos pedidos rececionados tiveram uma resposta em menos de 48 horas. Incentivos e apoios ao investimento, Financiamento, Apoios municipais e Apoios à criação de emprego são as rubricas em que se inscrevem a maior parte dos pedidos de apoio registados.

O acesso ao serviço “Revitaliza Porto.” é simples, seguro e gratuito. Para submeter um pedido de apoio basta responder às perguntas de diagnóstico disponíveis em InvestPorto ou telefonar para o número 220 100 220 da Linha Porto. e selecionar a opção 4.

Uma equipa multidisciplinar analisará cada pedido, procurando as respostas mais adequadas e retomando o contacto com os requerentes do serviço para prestar a informação mais útil a cada caso.

Esta iniciativa enquadra-se numa série de medidas adotadas pelo Município do Porto para apoiar a economia local. Partindo de um primeiro conjunto de apoios aprovado em abril, que foi desdobrado nos meses seguintes, contempla outras iniciativas, como a permissão para o aumento da área das esplanadas e, mais recentemente, a isenção de taxas municipais para os agentes económicos da cidade por todo o ano de 2021.