Economia

Crescimento sustentável alinha valores do Porto e da 15.ª edição da QSP Summit

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

É para mostrar ao mundo da gestão e do marketing um Porto sustentável, empreendedor, inovador e atrativo que o Município volta a marcar presença no QSP Summit. A 15.ª edição do evento que reúne profissionais do setor é já um dos mais relevantes a nível europeu e, na manhã desta quarta-feira, trouxe à Exponor uma palestra do autor e jornalista especializado em relações políticas internacionais, Fareed Zakaria. Sob o tema "Construir um crescimento sustentável", a iniciativa termina amanhã, 30 de junho.

Uma bicicleta feita em bambu atrai a atenção das cerca de três mil pessoas que, em dois dias, passarão pelo stand do Município do Porto, um dos 140 expositores presentes na QSP Summit. Nas palavras do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, o objeto “representa a nossa ligação com o empreendedorismo sustentável, com as empresas que têm esta preocupação e que fazem crescer negócios novos, assentes neste pensamento da sustentabilidade ambiental”.

O objetivo, acrescenta, é “mostrar como é que é possível fazer inovação que tenha impacto do ponto de vista da sustentabilidade”, sublinha o vereador. Assumindo como os valores da cimeira estão alinhados com os do Município, o Porto apresenta na Exponor “o nosso Porto com Futuro, o relatório de desenvolvimento sustentável que temos vindo a produzir anualmente”.

“Apresentamos a componente de empreendedorismo da cidade, procurando mostrar aquilo que é o nosso ecossistema e também pondo as pessoas a discutir o que pretendem do lado do Município” nessa área, acrescenta Ricardo Valente.

No stand Porto. está também a ser ativado o programa Leading Investors, que representa a ação municipal de “trazer para a cidade investimento e empresas que se alinhem com os nossos valores do ponto de vista estratégico, nomeadamente da sustentabilidade”, e onde os participantes na QSP Summit podem ficar a conhecer as oportunidades de emprego de algumas das maiores empresas que se têm vindo a fixar no Porto.

Na cimeira de gestão e marketing, o Município procura “conectar pessoas, conectar negócios, conectar ideias” através de um espaço “completamente aberto, um stand em que as pessoas entram como entram na cidade, saem como saem de uma cidade”. “Ela tem que ser aberta, captar a atenção e o interesse das pessoas”, reforça o vereador.

Ricardo Valente não tem dúvida de que “temos que ter muito orgulho em estarmos aqui e apoiarmos um evento que traz pessoas deste calibre à cidade e à região (…) alinhados com esta capacidade que a região tem de produzir conhecimento, de produzir saber, e ter cá pessoas incríveis a discursar”.

Perceber o passado para construir um futuro sustentável

A sessão de abertura da 15.ª edição da QSP Summit seguiu numa viagem ao passado, orientada por Fareed Zakaria, para nos fazer entender as principais crises do presente – geopolítica, económica, pandémica e climática - e agir para uma nova “era extraordinária de crescimento, também do ponto de vista humano”. “Vamos viver em melhores sociedades”, acredita o orador, “pela forma como tratamos os outros, os animais e o mundo”.

Especialista em política internacional, Fareed Zakaria levou o público a pensar como o antigo presidente norte-americano Franklin Roosevelt, quando este começou a imaginar um mundo pós-guerra, na década de 40. “Temos que pensar de forma idealista e prática ao mesmo tempo”, afirma o jornalista da CNN, pensando num “mundo com regulamentos, contra nacionalismos e aberto”, onde “ferramentas diferentes de fazer negócios, mais sustentáveis” são essenciais.

“Estamos a fazer grandes mudanças e a criar um mundo melhor” acredita Fareed Zakaria, lembrando como questões de literacia, pobreza ou discriminação têm vindo, progressivamente, a ser combatidas com sucesso. Sem contornar a invasão russa à Ucrânia, pelo contrário, mostrando como o passado, a vontade de “mostrar que ainda tem poder”, fazem “a Rússia olhar para a Ucrânia como símbolo de um império grandioso”, Fareed Zakaria acredita na necessidade de a Europa “agir unida”.

O pontapé de partida da QSP Summit teve lugar ao final da tarde desta terça-feira com uma conferência no Teatro Rivoli, seguido de um jantar oferecido pelo Município do Porto aos oradores do evento, na Casa do Roseiral. A 15.ª edição do mais relevante encontro de gestão e marketing a nível europeu termina esta quinta-feira, na Exponor.