Turismo

Câmara quer reconhecer excelência do alojamento turístico com o selo “Confiança Porto”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_alojamento_local_01.jpg

Miguel Nogueira

A Câmara do Porto quer distinguir os alojamentos locais (AL) e empreendimentos turísticos que melhor representem as características que, todos os anos, atraem milhares de pessoas à cidade. O Programa Municipal de Reconhecimento “Confiança Porto” vai a discussão em reunião de Executivo na próxima segunda-feira.

A certificação pretende agir como um selo de qualidade que “visa a promoção da excelência no alojamento turístico da cidade através do reconhecimento dos estabelecimentos que apresentem os melhores resultados ao nível de requisitos como a segurança, a limpeza, a higiene, a acessibilidade e o acolhimento”, propõe o documento assinado pelo vereador com o pelouro da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente.

A finalidade do “Confiança Porto” é “contribuir para uma oferta turística de referência, claramente alinhada com as estratégias preconizadas pelo Município do Porto para o turismo da cidade, consolidando assim a sua imagem e posicionando-se, cada vez mais, como um exemplo europeu e mundial”.

Uma das bases da proposta é, naturalmente, o reconhecimento – nacional e internacional – que tem premiado o Porto enquanto destino turístico, com os exemplos dos World Travel Awards 2020, considerados os óscares do turismo, que elegeram o Porto como melhor destino de City Break da Europa; a revista Monocle que posiciona o Porto como a melhor cidade pequena do mundo para viver; a National Geographic UK que atribui o primeiro lugar ao Porto como “Best of the World 2021” ao nível do património histórico e cultural; e a Condé Nast Traveller que integra o Porto no seu “TOP 10 Big Cities”.

Mas vai mais fundo e sublinha “a importância que o Alojamento tem para a economia da cidade”. “Numa economia local onde a atividade turística tem uma importância relevante em termos de território, emprego e dinâmicas de comércio local, importa levar a cabo medidas que permitam que o Turismo tenha a capacidade de ser sustentável e devidamente integrado nas dinâmicas sociais das cidades”, pode ler-se no documento a discussão.

Confiança do Porto e dos seus residentes no AL

Certo da retoma do turismo assim que a pandemia da Covid-19 o permitir, a vontade do Município é trabalhar “em conjunto com o setor, garantindo uma melhor perceção e reconhecimento da qualidade da oferta do alojamento por parte dos visitantes” para que a cidade continue “a ser conhecida e reconhecida como um exemplo de sucesso ao nível do desenvolvimento de boas práticas e iniciativas de referência no âmbito do setor do turismo”.

Reconhecimento esse que deve contemplar, igualmente, a perceção da população que habita a cidade que, muitas vezes, não vê com bons olhos o “crescimento repentino e a elevada concentração de estabelecimentos de alojamento turístico nos centros históricos”.

Nesse aspeto, para o Executivo de Rui Moreira, importa não esquecer que “o setor do alojamento contribuiu para o desenvolvimento da cidade do Porto, particularmente no que se refere à requalificação urbana, transformando milhares de imóveis em más ou péssimas condições em bons exemplos de saber fazer arquitetura”.

Em entrevista ao jornal Público, o presidente da Câmara do Porto já havia adiantado esta vontade do município em promover a diferenciação com a criação de uma “certificação de sustentabilidade”. “Acreditamos que vai haver muita procura pelo AL, se calhar maior relativamente aos hotéis”, afirmava Rui Moreira.