Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

U.Porto e Angola unem-se para celebrar o Dia do Asteroide
30-07-2020
A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) celebra o Dia do Asteroide juntamente com Angola, numa iniciativa que também inclui a participação da FBAUP e do Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva, no dia 30 de julho, data em que se assinala o Dia do Asteroide. 

As celebrações desta efeméride, com início marcado para as 14 horas, decorrem em formato online, são de acesso livre, e contam ainda com a participação de Chiara Manfletti, a primeira presidente da Agência Espacial Portuguesa.

A segurança no espaço, os impactos e efeitos de asteroides e meteoritos na Terra, estratégias de mitigação de detritos espaciais e a investigação no espaço são alguns dos temas que vão estar em discussão neste evento de acesso livre.

Do programa fazem parte várias sessões conduzidas por docentes e investigadores da FCUP e também por investigadores do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) - coorganizador do evento - e do Planetário do Porto - Centro de Ciência Viva.

Da parte de Angola, chegarão também via Zoom sessões sobre evidências no solo angolano de fragmentos de meteoritos, com a participação do Presidente da Associação Angolana de Física, de Benguela, Guido Preto, e sobre o impacto de asteroides e cometas com a Terra, dinamizada por Eduardo Ekungu Eliseu, do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Politécnico Tundavala, Huila-Lubango.

O Dia do Asteroide foi declarado pelas Nações Unidas em 7 de dezembro de 2016, como um dia de educação global para uma maior consciencialização acerca dos asteroides.