Sociedade

Tiago Madaleno é o grande vencedor do Prémio Novo Banco Revelação 2017

  • Notícia

    Notícia

premio_novo_banco_revelacao.jpg

Tiago Madaleno foi o vencedor da iniciativa do NOVO BANCO, o Prémio NOVO BANCO REVELAÇÃO, em parceria com a Fundação de Serralves, cuja finalidade é promover o trabalho de jovens artistas até 30 anos que recorram ao meio da fotografia nos projetos que desenvolvem no âmbito da arte contemporânea, através da divulgação, lançamento e apoio do seu trabalho.

O jovem artista recebe agora uma bolsa de produção para concretizar o seu projeto, que apresentará numa exposição individual a inaugurar em outubro no Museu de Serralves. O projeto que apresentou ao júri, Clepsidra, propõe uma reflexão da relação entre a fotografia e a temporalidade invocando a presença do corpo no processo de produção das imagens. 

Tiago Madaleno recorreu a uma instalação com vários engenhos que examinam o uso desviado da terminologia fotográfica. O seu trabalho questiona as condições de visibilidade da fotografia, designadamente os processos utilizados para a produzir e o recurso ao índice como ferramenta de trabalho. 

Lançada em 2005, esta iniciativa já distinguiu e premiou 39 jovens artistas.

Dos quatro finalistas da edição de 2017, foi escolhido Tiago Madaleno, licenciado em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 2010 e 2014, tendo realizado o mestrado em pintura na mesma Faculdade entre 2014-2016.

Será publicado um catálogo que apresentará o trabalho dos 4 projetos finalistas e que inclui imagens dos projetos e entrevistas aos artistas conduzidas por Ricardo Nicolau, adjunto da direção do Museu de Serralves e membro do júri do Prémio Novo Banco Revelação 2017.