Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Professor da FEUP distinguido com o Prémio Robert Moskovic
12-06-2020
Rui Calçada, Professor Catedrático e diretor do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguido com o Prémio Robert Moskovic, pelas suas contribuições na área da "Integridade de Infraestruturas e Estruturas Ferroviárias". 

"É para mim um enorme motivo de orgulho ter sido um dos vencedores do Prémio Roberto Moskovic 2020. Este prémio é extensível aos investigadores da unidade de I&D CONSTRUCT com quem tenho tido prazer de trabalhar ao longo destes anos. Agradeço aos membros do comité técnico ESIS/TC12 por esta honrosa distinção", refere Rui Calçada.

O docente da FEUP é ainda coordenador do Centro de Saber da Ferrovia da FEUP e foi um dos principais impulsionadores da Plataforma Ferroviária Portuguesa. A sua experiência profissional relevante de mais de duas décadas está patente na criação de modelos avançados de análise da interação dinâmica comboio-infraestrutura, ou ainda na liderança de cerca de 12 projetos de investigação e como membro de equipa de 10 projetos de investigação na área da ferrovia.

Rui Calçada é Diretor do Programa Doutoral i Rail e foi o responsável pela participação da FEUP em projetos europeus de grande envergadura no setor da ferrovia, nomeadamente a CAPACITY4RAIL, IN2RAIL, RISEN, IN2TRACK2 e na Joint Undertaking SHIFT2RAIL.

Este prémio, pela Sociedade Europeia de Integridade Estrutural (ESIS), foi criado em 2018, em homenagem ao fundador do comité técnico ESIS TC12, Robert Moskovic, e tem como objetivo galardoar as contribuições extraordinárias de investigadores e engenheiros nas áreas de Análise de Risco e Segurança de Estruturas.