Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Católica lança pós-graduação na área das Ciências da Educação Católica em ensino a distância e e-learning
02-10-2020
Católica lança pós-graduação na área das Ciências da Educação em ensino a distância e e-learning. Esta pós-graduação procura responder às necessidades emergentes de formação digital dos profissionais de educação e das respetivas instituições .

O ensino a distância tem vindo a ganhar grande relevância - a nível nacional e internacional -, sobretudo pela necessidade de dar resposta aos desafios colocados às escolas para responder à diversidade de alunos e às mudanças da sociedade. A pandemia vivida em 2020, que veio colocar em destaque a necessidade do uso de tecnologias digitais e a adaptação contínua dos professores e das escolas, é apenas um exemplo. A pensar neste novo panorama e para ajudar os profissionais da área das Ciências da Educação a dar resposta a estes novos desafios, a Faculdade de Educação e Psicologia da Católica, no Porto, prepara-se para lançar uma pós-graduação em ensino a distância e em e-learning.

A formação - que se destina a professores, diretores de agrupamentos de escolas, diretores de centros de formação de associações de escolas e outros profissionais de educação - constitui uma oportunidade para aprofundar conhecimentos e competências no domínio específico do ensino online. Possibilita, ainda, a maturidade digital das organizações e, consequentemente, uma melhor resposta às necessidades emergentes de formação dos profissionais de educação e das respetivas instituições onde trabalham.

A formação vem ajudar, assim, os diferentes atores educativos a conceber, organizar e implementar modelos e práticas de desenvolvimento curricular e de avaliação pedagógica centradas nos alunos, alinhados com as recomendações nacionais e internacionais na área da educação, fazendo um melhor uso das tecnologias e das ferramentas digitais. Constitui, ainda, uma oportunidade para o aprofundamento de conhecimentos no domínio do uso da tecnologia em educação.

No final da formação, os participantes conseguirão conhecer e compreender os conceitos de ensino à distância, online, e-learning e blended learning, explorar ferramentas de produção de conteúdos digitais, dominar ferramentas e instrumentos diversificados de avaliação pedagógica à distância e, também, desenhar planos integrados de formação. O curso, coordenado a partir da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica, no Porto, decorrerá online, quinzenalmente, às segundas e quartas-feiras, das 18h00 às 20h30. Mais informação em http://www.porto.ucp.pt/pt/central-oferta-formativa/Pos-Graduacao-Ensino-Distancia-eLearning.