Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Porte-se como deve ser!" no Museu da Misericórdia do Porto, no dia 19 de novembro, às 18h30
18-11-2019

O último debate deste ano da Acesso Cultura tem como tema "Porte-se como deve ser!" Tensões entre públicos tradicionais e novos.


O ciclo de 2019 encerra com debates em 10 cidades que discutem a área da acessibilidade numa visão integrada.

As questões levantadas dizem respeito a espetáculos chamados "comunitários" que criam fricções entre a comunidade local e espectadores habituados a outros contextos de apresentação e formas de fruição; os alunos com telemóveis na mão nas visitas a museus e a pessoas a "twitar" nas salas de espetáculos; a diversificação da programação em espaços que se dedicavam a um determinado género; a presença de espectadores com calções no La Scala; a visita de uma família que apresentava falta de higiene ao Musée d´Orsay; a agitação de uma pessoa com autismo na fila da bilheteira; a jovem com deficiência intelectual que manifestou o seu prazer durante um concerto de música clássica.

Há uma forma correta de estar num espaço cultural? Como gerir esta tensão? Tudo se justifica em nome do chamado "desenvolvimento de novos públicos"? Uns terão mais razão que outros?

Estas questões encontrarão resposta no dia 19 de novembro, às 18h30 (até às 20h) na Sala do Despacho do Museu da Misericórdia do Porto, na rua das Flores.

A participação é livre.

Ver aqui o programa.