Sociedade

ISEP abre novo ano letivo com política de sustentabilidade ambiental

  • Notícia

    Notícia

#DR_ISEP.jpg

O ISEP é a primeira instituição de ensino a receber certificação Coração Verde da LIPOR, no âmbito das medidas implementadas com vista à sustentabilidade ambiental.

A abertura deste novo ano letivo fica marcada no ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto - pela sustentabilidade ambiental e a promoção de boas práticas junto dos estudantes.

A partir de hoje, já não será possível comprar garrafas de água de plástico de 33 cl no campus. Esta medida visa incentivar o uso de alternativas, como garrafas reutilizáveis ou de vidro, dispensadores de água e até o uso de água da rede, com vista à utilização sustentável dos recursos e uma gestão mais eficiente dos resíduos.

Esta é mais uma das principais medidas da campanha "Agir Local, Pensar Global" do ISEP com a LIPOR, que arrancou em fevereiro, e já permitiu ao Instituto entregar 111 toneladas de resíduos para reciclagem, eliminar mais de 60 pontos de equipamento para recolha de lixo e criar cerca de 150 pontos para recolha de resíduos recicláveis. Para além disso, o ISEP iniciou a recolha de orgânicos, desenvolveu ações de sensibilização que impactaram mais de 7 mil pessoas (comunidade estudantil, docente e não docente) e formou 50 elementos das equipas técnicas da restauração, manutenção, limpeza e logística.

A Carta de Compromisso Geração + da LIPOR, que reconhece as boas práticas já adotadas pela Escola em prol da sustentabilidade, foi assinada a semana passada entre a Instituição, a LIPOR, a Câmara Municipal do Porto e o Porto Ambiente e, de uma forma geral, traça uma visão estratégica do trabalho a ser desenvolvido para legitimar o ISEP como Instituição responsável na área da separação dos resíduos e do desenvolvimento sustentável.

Com este projeto, o ISEP será a primeira Instituição de Ensino Superior com a certificação Coração Verde da LIPOR, que comprova e destaca o empenho na preservação do meio ambiente.