Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

IPDJ lança concurso para o prémio "Boas Práticas Associativismo Jovem"
14-08-2020

O período de candidaturas ao Prémio "Boas Práticas Associativismo Juvenil", promovido anualmente pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), decorre de 2 de setembro a 2 de outubro. A iniciativa tem por finalidade motivar e divulgar a atividade cívica e de cidadania dos/as jovens através das associações, valorizando projetos de relevo.


São objetivos do Prémio "Boas Práticas I Associativismo Juvenil":

- Premiar, em cada região, anualmente, a associação que, pela sua atividade e caraterísticas, mais se tenha destacado no ano anterior ao da atribuição do prémio;
- Promover o reconhecimento da importância da atividade das Associações Juvenis junto da comunidade em geral;
- Distinguir a qualidade da intervenção associativa jovem, premiando projetos inovadores e com impacto social relevante;
- Incentivar os jovens ao Associativismo e à cidadania participativa;
- Distinguir projetos associativos jovens com perfil de consolidação e que tenham construído uma sólida integração com os atores da área geográfica e de intervenção em que se integram, considerando ainda a sua capacidade de internacionalização.

O prémio, destinado às associações juvenis e respetivas federações que se encontrem inscritas e efetivas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), tem por base um concurso que pretende selecionar, em cada região, uma associação que, pela sua atividade e caraterísticas, mais se tenha destacado em 2019, em diferentes campos como:

- Impacto na(s) comunidade(s);
- Dimensão de internacionalização;
- Caraterísticas de atuação;
- Qualidade e inovação;
- Consistência e capacidade de expressão enquanto escolas de cidadania ativa e de participação cívica e democrática dos jovens.

Será premiada uma associação por região, com o valor pecuniário de 1.500 euros, sendo no total atribuídos cinco prémios no país. Podem ainda ser atribuídas menções honrosas no valor de 350 euros. O período de candidaturas decorre de 2 de setembro a 2 de outubro.

Para consulta dos documentos necessários à candidatura, nomeadamente o Regulamento do Concurso e Ficha de Candidatura, aceda ao Portal do IPDJ. As candidaturas devem ser remetidas por correio (em carta registada com aviso de receção) para os serviços desconcentrados do IPDJ da área da sede da associação.

A divulgação dos resultados será efetuada através do Portal do IPDJ, no dia 5 de novembro.