Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

Inscrições para a Universidade Júnior decorrem a 2 e 3 de maio
29-04-2019

As inscrições para a Universidade Júnior decorrem a 2 e 3 de maio. Este é o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário e oferece cerca de 7 mil vagas para que os alunos do ensino básico e do secundário possam conhecer a Universidade do Porto dentro de portas.


Durante o mês de julho e a primeira semana de setembro, a UP oferece programas destinados a alunos do 5.º ao 8.º ano de escolaridade e também aos alunos do 9.º ao 11.º ano.

Desde o seu início em 2005, a Universidade Júnior já recebeu mais de 65 mil alunos. Os alunos do 5.º e do 6.º ano serão integrados no programa Experimenta no Verão, composto por seis planos com cinco atividades de diferentes áreas, a realizar em qualquer semana entre 1 e 26 de julho. Os alunos vão poder escolher qual o plano de atividades que lhes interessa e também a semana em que querem realizá-lo, dentro desse prazo. As inscrições abrem no dia 2 de maio, a partir das 21 horas.

Os estudantes do 7.º e do 8.º ano podem ficar a conhecer o meio universitário através das Oficinas de Verão, as quais serão compostas por cinco atividades de diferentes áreas. Como as Oficinas de Verão vão ser todas compostas por atividades diferentes, os jovens podem experimentar várias áreas e faculdades ao longo da semana. Destinadas também ao público destes dois anos de escolaridade são também as Oficinas Temáticas, que se debruçam sobre uma determinada área de conhecimento. As inscrições para ambas as Oficinas vão estar disponíveis a partir do dia 2 de maio, às 21 horas.

Por sua vez, os alunos do 9.º ao 11.º ano vão poder integrar o programa Verão em Projeto, um conjunto de projetos que incidem sobre áreas disciplinares específicas. Para os futuros universitários esta é uma oportunidade valiosa de conhecerem melhor as suas áreas científicas de eleição. Para este programa, as inscrições começam no dia 3 de maio, às 21 horas.

Todos os que se inscreverem na Universidade Júnior terão acesso à Escola de Línguas, um programa de dez dias para aprender ou desenvolver conhecimentos em Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, mas também em Línguas clássicas (Latim e Grego), ou até Japonês. As inscrições têm início às 21 horas do dia 3 de maio.
Os participantes vão poder explorar áreas do conhecimento que vão da Química às Letras, passando pelas Artes ou pela Matemática.

Ver aqui o programa completo da Universidade Júnior.