Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

FCNAUP lança site "Pensar Nutrição" para combater desinformação
23-09-2019

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), em parceria com a Direção-Geral de Saúde (DGS), lançaram o site "Pensar Nutrição", com o objetivo de ajudar a "refletir sobre o estado da nutrição em Portugal e a fazer fact-checking das principais notícias na área".


A notícia de que "os vegetarianos podem ter menos doenças cardíacas, mas maior risco de AVC", foi difundida no início de setembro em vários órgãos de comunicação social nacionais e chamou a atenção da opinião pública, sobre a validade da informação.

Para Pedro Graça, diretor da FCNAP, "se num passado recente, a maior parte da população tinha uma enorme escassez de informação científica sobre o que comer, hoje, a informação é abundante, embora permaneça, de um modo geral, de muito má qualidade fazendo com que cresça a desinformação e a informação importante permaneça pouco visível".

Este site surge com o propósito de ser "um espaço de informação transparente e independente na área da alimentação e nutrição", com o contributo de docentes, investigadores e alumni da FCNAUP.

"Esta é uma rede de pessoas que comunicam sobre alimentação baseada na mais recente evidência científica. Queremos que a nossa opinião também tenha voz", explicou Pedro Graça, em declarações à agência Lusa.