Este website usa cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Aceitar
o portal de notícias do Porto.

Destaques

"Engenho" de Miguel Palma no Aeroporto do Porto até 21 janeiro de 2018
28-12-2017

Está patente no Hall de Chegadas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro até 21 de janeiro a obra de Miguel Palma "Engenho", de 1993, em resultado de uma parceria de Serralves com a ANA Aeroportos de Portugal.


Esta mostra no Aeroporto do Porto integra um intenso programa de apresentações de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para diferentes locais de exposição, com o objetivo fundamental de aproximar as populações à arte e à cultura, tornando o acervo de Serralves acessível para além das portas do Museu.


Miguel Palma trabalha entre a escultura e a instalação, formulando interrogações sobre o progresso e o desenvolvimento tecnológico. No seu trabalho, o artista apresenta obras do domínio do automobilismo, da aviação e da engenharia civil e náutica, em que adota uma estética exteriormente funcional entre engenharia e invenções amadoras. 


A sua obra "Engenho" é apresentada como um objeto inútil e um engenho funcional, de aparência ambígua, aludindo a viaturas futuristas e engenhocas amadoras em simultâneo. 

De referir como curiosidade que este veículo construído com chassis em ferro, carroçaria em alumínio e mecânica automóvel, chegou mesmo a ser confundido pela polícia de trânsito com um carro real e o seu autor foi multado por estacionamento indevido.

A obra está patente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e foi originalmente apresentada na exposição "Imagens para os anos 90" (Fundação de Serralves, 1993), tendo sido depois exibida no átrio do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, aquando de Lisboa 94 Capital da Cultura, no Projeto PLANO XXI/Portuguese Contemporary Art, Cinema & Music (Glasgow, 2000) e, entre outras, nas mostras "O mundo às avessas" (Culturgest, Lisboa, 2007) e "Serralves 2009: A Coleção" (Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, 2009).  

Local da exposição: Hall de Chegadas Aeroporto Francisco Sá Carneiro até 21 de janeiro de 2018.