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Concurso Jovens Cientistas com candidaturas abertas até 21 de abril

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Estão abertas as candidaturas para a 25ª edição do Concurso para Jovens Cientistas até 21 de abril. 

O Concurso para Jovens Cientistas, de âmbito nacional, é desenvolvido pela Fundação da Juventude desde 1992 e tem como principal objetivo promover um espírito competitivo nos jovens, estimulando a descoberta de novos talentos através da realização de projetos científicos inovadores.

Os projetos apresentados a concurso devem centrar-se numa das seguintes áreas: Biologia, Ciências da Terra, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática/Ciências da Computação, Matemática, Química e Bioeconomia.

A edição deste ano é organizada pela Fundação da Juventude, em parceria com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica.

Os destinatários deste concurso são os estudantes a frequentar, em Portugal, o ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.

São admitidos a concurso projetos individuais ou em grupo, com o máximo de 3 elementos.

Os trabalhos devem ter sido concluídos antes da entrada no ensino superior.

Serão escolhidos 5 trabalhos, aos quais será atribuído um valor pecuniário.

Além destes 5 primeiros prémios, serão ainda distinguidos projetos em áreas específicas, nomeadamente, o Prémio Especial Ambiente - €1.000 (mil euros), apoiado pela Agência Portuguesa do Ambiente, para distinguir o melhor trabalho realizado na área das Ciências do Ambiente, o Prémio Especial Lipor - €500 (quinhentos euros), apoiado pela Lipor, para o melhor trabalho realizado na área científica com maior número de projetos, o Prémio Porto Editora - €300 (trezentos euros) em edições e publicações (exceto manuais escolares).

Os prémios especiais não podem acumular com nenhum dos 5 primeiros prémios.

Será atribuído um Prémio Especial Professor(a) Coordenador(a) do 1º Prémio, no valor de €400 (quatrocentos euros), como forma de reconhecer o empenho no acompanhamento do projeto, como forma de valorizar a investigação em contexto educativo.

Ver aqui para mais informações.